Região

Abrantes encontra-se situada no centro do território de Portugal Continental e é ponto de transição de zonas diferentes, como o Ribatejo, a Beira Baixa e o Alto Alentejo. Esta posição levou a que muitas fossem as influências registadas na cultura local, facto que lhe atribuiu características muito sui generis e com alguma diversidade mesmo no interior do Concelho consoante as diferentes áreas geográficas.

Os concelhos limítrofes são Sardoal e Vila de Rei a Norte, Mação e Gavião a Este, Ponte de Sôr e Chamusca a Sul e Constância e Tomar a Oeste.

Pertence ao distrito de Santarém e ao Médio Tejo.

Vila Nova da Barquinha (23km - 0h20m)

O Concelho de Vila Nova da Barquinha integra-se na Província do Ribatejo e pertence ao Distrito de Santarém o seu território apresenta uma superfície de 49Km2 e é limitado a Sul e a Nascente por dois importantes cursos de água: O Tejo e o Zêzere.

Os rios desde os tempos mais remotos constituíram um pólo de atracção para a fixação das populações devido à facilidade de obtenção de meios de subsistência. Assim, foi durante o processo de Reconquista Cristã, que as povoações deste Concelho ganharam considerável projecção. À medida que o território se expandia para Sul era preocupação dos Reis da 1ª Dinastia manter as posses das terras, pelo que surgiram, nesta zona, ao longo do curso do Tejo, importantes baluartes defensivos, como o Castelo de Almourol, ex- líbris deste Concelho.

Castelo de Almourol
Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo
Barquinha Parque
Golegã (35km - 0h30m)

A Golegã situa-se no coração de Portugal em pleno Ribatejo, na lezíria atravessada pelos rios Tejo e Almonda. O município é limitado a noroeste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a leste e sueste pela Chamusca, a oeste por Santarém e a noroeste por Torres Novas e pelo Entroncamento.

Igreja Matriz Golegã
Casa Estúdio - Carlos Relvas e Pelourinho
Reserva Natural do Paúl do Boquilobo
Tomar (41km - 0h40m)

O concelho de Tomar tem uma área de 351.2 Km2 e situa-se no centro geográfico do país, no distrito de Santarém, integrando a sub-região do Médio Tejo.

Como concelhos limítrofes tem a Nordeste o concelho de Ferreira do Zêzere, a Este o concelho de Abrantes, a Sul o concelho de Vila Nova da Barquinha, a Oeste/Sudoeste o concelho de Torres Novas e a Noroeste o concelho de Ourém.

Situado na margem direita do rio Zêzere (principal afluente do rio Tejo), é atravessado pelo rio Nabão que divide a cidade de Tomar. Constitui um espaço natural de grande valor patrimonial e turístico integrando também a Albufeira do Castelo de Bode.

Convento de Cristo
Igreja S. João Baptista
Sinagoga
Museu Municipal João de Castilho
Museu dos Fósforos
Fátima (65km - 0h45m)

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, situado na Cova da Iria, possui hoje não só um vasto conjunto de edifícios como também um amplo recinto ao ar livre com a área de 86400 m2 que comporta cerca de 300 000 pessoas. O centro da actividade é para além da Capelinha das Aparições, a Basílica cuja primeira pedra foi benzida a 13 de Maio de 1928 pelo Arcebispo de Évora, D. Manuel da Conceição Santos.

Poderá ainda visitar a Casa dos Pastorinhos e o Museu Etnográfico, em Aljustrel e nos Valinhos, o Monumento a Nossa Senhora, a Loca do Anjo, a Via-sacra e o Calvário. Do lado norte do Recinto do Santuário, visite o Museu de Cera de Fátima e o Museu Aparições 1917, do lado sul, o Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima.

Santuário de Fátima
Museu da Cera
Casa Museu de Aljustrel
Santarém (65km - 0h58m)

O concelho de Santarém situa-se na margem direita do Tejo, que o limita a leste, e a Sul do Maciço Calcário Estremenho de Porto de Mós (serras de Aire e Candeeiros).

O concelho de Santarém situa-se na margem direita do Tejo. Faz fronteira com os concelhos de Porto de Mós, Alcanena e Torres Novas, a Norte; a Sul, com os do Cartaxo e Almeirim; a Leste com os da Golegã, Chamusca e Alpiarça e a Oeste com os de Rio Maior e Azambuja. Insere-se na província ribatejana que é constituída na sua maior parte pelo distrito do qual a cidade de Santarém é a capital.

Castelo
Igreja de Nª. Srª. da Conceição
Museu Municipal de Santarém
Igreja de Santa Maria de Marvila
Igreja da Misericórdia
Igreja da Graça
Convento de S. Francisco
Cartaxo (89km - 1h05m)

É sede de um concelho com 158,17 km² de área e 24 840 habitantes (2006), subdividido em 8 freguesias. O concelho é limitado a norte pelo município de Santarém, a leste por Almeirim, a sueste por Salvaterra de Magos e a oeste pela Azambuja. Dista 65 km de Lisboa e 13 km de Santarém.

Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo
Igreja Matriz de Cartaxo
Praça de Touros
Crato (81km - 1h05m)

Situado no Alto Alentejo, a 22 km a Oeste de Portalegre, o Crato é um Município com História, com um passado marcado pela presença dos pastores megalíticos e dos seus hábitos e cultura.

É sede de um município com 388,03 km² de área e 3 835 habitantes (2006), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a nordeste pelos municípios de Gavião, Nisa e Castelo de Vide, a leste por Portalegre, a sueste por Monforte e a sudoeste por Alter do Chão e Ponte de Sor.

Castelo
Mosteiro de Flor da Rosa
Alcobaça (123km - 1h25m)

Sede de concelho, Alcobaça fica situada na confluência dos rios Alcoa e Baça, na zona litoral centro de Portugal. Pertencente ao distrito de Leiria, o concelho de Alcobaça conta com 18 freguesias, sendo o segundo concelho mais industrializado do distrito e um dos mais populosos.

Em Alcobaça, podemos encontrar o célebre mosteiro cisterciense de Santa Maria fundado em 1148 por D. Afonso Henriques. Neste mosteiro, encontram-se os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro. Reconstruído diversas vezes em vários estilos, desde o gótico ao manuelino, este mosteiro é um dos mais belos monumentos do mundo.

Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça
Castelo
Nazaré (124km - 1h30m)

O concelho da Nazaré localiza-se no distrito de Leiria, junto ao Atlântico, em plena região estremenha. Situado a cerca de uma hora de Lisboa, e a duas horas do Porto, o município da Nazaré está hoje servido por importantes vias de comunicação, que colocam esta região a poucas horas de distância de todos os pontos do interior do País e, também, de Espanha.

Uma praia espectacular, o casario branco dos pescadores e enormes penhascos sobre um mar de um azul intenso fazem desta vila piscatória um destino turístico de eleição, sobretudo devido às suas características tradicionais.

Praia da Nazaré
Santuário de Nª Sra. da Nazaré
Museu de Arte Sacra Reitor Luís Nési
Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso
Campo Maior (136km - 1h55m)

Vila da província do Alto Alentejo, do distrito de Portalegre, diocese de Évora, sede de Concelho. Dista 224 Km de Lisboa. É constituída por três freguesias, e ocupa uma área aproximada de 247 Km2.

O município é limitado a norte e leste pela Espanha, a sueste pelo município de Elvas e a oeste por Arronches.

Lagar-Museu do Palácio Visconde d'Olivã
Castelo
Igreja Matriz
Capela dos Ossos
Barragem do Caia
Barragem do Abrilongo