Grupo Cascata

A Cascata tem como missão, ser o grupo hoteleiro e gastronómico de excelência da região, com responsabilidade social e ambiental, fortalecendo a reputação da empresa com base na qualidade dos serviços prestados, orientada para a satisfação máxima dos clientes/visitantes/turistas e contribuindo para o desenvolvimento local.

A matriz de objectivos pelos quais o campo de actuação do empreendimento e da empresa se rege passam por:

  • Valorizar o património turístico-cultural (gastronomia, património histórico-monumental e natureza)
  • Prestar serviços de qualidade
  • Investir nas pessoas, nos saberes e nas necessidades da sociedade
  • Valorizar a posição geoestratégica
  • Reforçar a competitividade do tecido produtivo

A gestão e monitorização do grupo assentam num conjunto de valores, de onde se destacam: Iniciativa; Espírito de Equipa; Dedicação; Atenção; Simpatia; e Elegância.

Quem Somos

Foi com o Achigã com Migas, receita tradicional de Abrantes, região de grandes lagos e rios, que o casal Fernanda e José Maria Martins levou o Restaurante Típico Cascata à ribalta da boa comida regional portuguesa, ao conquistarem um 1º Prémio no Concurso Nacional de Gastronomia, no ano nacional do Turismo (1998). Nascida e criada na região, Fernanda Martins soube recuperar as receitas que herdou da mãe e ajudou Abrantes, que bebe influências da Beira Baixa, Ribatejo e Alentejo, a tornar-se uma referência séria na boa gastronomia nacional. Bucho e maranhos, pratos típicos da Beira Baixa, tornaram-se referência nas margens do Tejo por influência desta senhora que insiste em apresenta o seu restaurante como "um caudal de bons sabores".

O Grupo Cascata Indústrias Hoteleiras Lda, nasceu em 1983 com a abertura do Restaurante Típico A Cascata, que constituiu o ponto de partida para a grande aventura que foi criar e manter uma marca que representa o melhor da tradição gastronómica portuguesa, com base na dedicação, qualidade e eficiência. Algum tempo depois (1986, sensivelmente) surgiu a oportunidade de levar mais longe e amais pessoas, a qualidade, o rigor, a criatividade e o empenho desta equipa de profissionais, através do Cascata Catering.

Com o passar dos anos e fruto da experiência e da sabedoria, foram-se conquistando prémios e mais prémios, e mais e mais clientes cujas solicitações foram crescendo. Neste contexto, e em simultâneo pela concretização de um sonho da família, dos colaboradores e de toda a equipa do Grupo Cascata, a empresa abre portas a um novo desafio - a edificação do espaço Jardim da Cascata Eventos. Este espaço veio colmatar a falta de espaço amplo e moderno dotado de mais e melhores condições.

Mais recentemente a empresa decidiu “dar” ao centro da cidade de Abrantes o espaço de restauração merecido, com a abertura de um novo restaurante, Os Sabores da Cascata, onde se pode usufruir de uma vista privilegiada, mantendo a tradição gastronómica do grupo.

Com estes espaços multifuncionais, com a larga experiência e tradição na gastronomia regional e tradicional portuguesa, bem como na arte de bem servir, houve um novo abrir de portas às mais diversas expectativas e eventos. Desta forma, e aproveitando em simultâneo uma das lacunas da oferta local, foi alargado em 2011 o leque de valências e deu-se uma resposta mais incisiva a nível turístico que inclui genericamente, acompanhamento dos clientes/visitantes na descoberta da cidade de Abrantes.

Prémios

A qualidade e o bom gosto das iguarias do grupo Cascata têm sido, por várias vezes, reconhecidos ao mais alto nível, nas diversas competições gastronómicas em que participou, sendo hoje uma referência no que à boa cozinha ribatejana diz respeito.

  • Candidatura aos Prémios Turismo de Portugal, na categoria de novo projeto privado
  • Diploma Seleção Boa Cama, Boa Mesa – Expresso – 2008
  • Declaração de Interesse Turístico ao Restaurante A Cascata – Direção Geral de Turismo – 2006
  • Estrela Azul – programa Seleção Qualidade, higiene e segurança – 2005
  • Membro da Seleção 2004 – AHRESP e ANRET – 2004
  • 2.º classificado no Concurso Nacional de Gastronomia, categoria de carnes – Santarém – 2002
  • 1.º prémio no Concurso Gastronomia Património Nacional, categoria de peixes – Santarém – 1997/1998 (ano nacional do Turismo)
  • Menção honrosa no Festival de Gastronomia de Santarém – Santarém – 1997